project - EIP-AGRI Operational Group

ValNuts - Valorisation of nuts
ValNuts - Valorização dos frutos secos de casca rija (FSCR)

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2016 - 2020 Portugal
Ongoing | 2016 - 2020 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

The project aims to contribute to the increase of the competitiveness of the nuts sector (almond, walnut and hazelnut), through the physical-chemical, biological and sensorial characterization of regional varieties with a view to their future industrial valorisation and improvement of post-harvest conditions.

Objectives

Visa contribuir para o incremento da competitividade do setor dos Frutos Secos de Casca Rija (FSCR) (amêndoa, noz e avelã), através da caracterização físico-química, biológica e sensorial de variedades regionais com vista à sua futura valorização industrial e melhoria das condições de pós-colheita.

Context

O setor dos FSCR é fundamental na sustentabilidade das economias das regiões rurais, sendo, em algumas a principal fonte de rendimento. No entanto, a sua produção e consumo continua a assentar numa forte tradição regional, estando a produção concentrada em pomares de menor dimensão e empresas de tipo familiar, constituídos por diversas variedades regionais. Mesmo que algumas das variedades apresentem qualidades organoléticas e nutricionais já reconhecidas e valorizadas internacionalmente, continua a existir uma grande falta de conhecimento ao nível das propriedades de algumas variedades menos conhecidas. Assim, é importante proceder à caracterização físico-química, biológica e sensorial das variedades de FSCR, bem como a identificação de fatores e possíveis prevenções para evitar o aparecimento de defeitos nestes frutos, de forma a valorizar os FSCR para fins diversos, devendo este conhecimento ser transmitido aos produtores.

A fileira também apresenta sérias dificuldades durante a comercialização dos FSCR. A falta de conhecimento de alguns produtores de como conservar corretamente os seus frutos secos, faz com que em muitas situações as práticas não sejam as mais adequadas. Também os industriais deste setor enfrentam problemas graves quando exportam os FSCR para países tropicais, uma vez que têm que lidar com ambientes com humidade e temperaturas elevadas, e tempos de transporte longos. Assim, o desenvolvimento de novas tecnologias de pós-colheita que permitam manter a qualidade e segurança alimentar dos FSCR, quando sujeitos a condições adversas, permitirá um aumento das exportações para esses países e da qualidade e tempo de prateleira, incrementando o retorno económico dos produtores e industriais deste setor.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Alto Trás-os-Montes

€ 412832.38

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • AMENDOURO COMERCIO E INDUSTRIA FRUTOS SECOS SA

    Project coordinator

Project partners

  • CENTRO NACIONAL DE COMPETENCIAS DOS FRUTOS SECOS - ASSOCIAÇÃO CNCFS

    Project partner

  • COOPERATIVA AGRICOLA DE PENELA DA BEIRA CRL

    Project partner

  • INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA

    Project partner

  • INSTITUTO POLITECNICO DE VISEU

    Project partner

  • PABI , S.A.

    Project partner

  • UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

    Project partner