project - EIP-AGRI Operational Group

Valorisation of higher quality durum wheat for the manufacture of pasta
Valorização de trigo duro de qualidade superior para o fabrico de massas alimentícias

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Objectives

This Operational Group aims at linking the actors of the durum wheat production chain to the ones in pasta manufacturing, by promoting the identification of higher quality varieties which guarantee the farmer a differentiation of his product by the industry in terms of quality, and at the same time the identification of the technical itinerary that guarantees the stability of these characteristics. The solutions found (varieties / technical itinerary) will be validated in farms and will be widely disseminated to potential recipients. It also intend to understand and solve the high ash content in national wheat.

Objectives

Este Grupo Operacional pretende interligar os membros da fileira de produção de trigo duro para o fabrico de massas alimentícias, promovendo a identificação de variedades de qualidade superior que garantam ao agricultor uma diferenciação do seu produto por parte da indústria em termos de qualidade e simultaneamente a identificação do itinerário técnico que garanta a estabilidade destas características. As soluções encontradas (variedades/itinerário técnico) serão validadas nos campos dos agricultores e serão amplamente divulgadas junto dos potenciais destinatários. Pretende também compreender e solucionar o elevado teor em cinzas dos trigos nacionais.

Kontext

A cultura do trigo duro tem tido um declínio drástico nos últimos anos devido a vários fatores, que poderão conduzir ao abandono desta cultura, com importantes consequências sociais, económicas e ambientais. A irregularidade interanual na produção e qualidade do trigo duro na região mediterrânica, caracterizada pela instabilidade da duração, frequência e intensidade dos stresses abióticos (hídricos e térmicos) tem contribuído para esta situação. No entanto estas condições tendencialmente favorecem uma elevada qualidade do grão para o fabrico de sêmolas e massas alimentícias, pelo que a função que este cereal desempenha na agricultura portuguesa deverá ser preservada. A aposta num produto de qualidade superior, que se diferencie pelas suas características e cumpra sempre as especificações da industria, surge assim como uma necessidade.

É simultaneamente uma oportunidade devido ao facto da sua cotação de mercado ser bastante mais elevada e de haver procura de trigo duro de qualidade por satisfazer na cadeia de valor, já que a produção nacional representa aproximadamente 5% das necessidades do mercado interno. Assim pretende-se testar diferentes variedades e itinerários técnicos em regadio, que garantam ao agricultor uma diferenciação do seu produto por parte da indústria: ao nível do rendimento em sêmolas, coloração e qualidade das massas. Nos anos seguintes as soluções encontradas (variedades e itinerário técnico mais adequado), serão validadas nos campos dos agricultores do Alto e Baixo Alentejo e serão amplamente divulgadas para promover junto dos agricultores a aposta neste produto. Também se pretende compreender e solucionar o elevado teor em cinzas dos trigos nacionais.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Ort
Main geographical location
Alto Alentejo

€ 434791.73

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP

    Project coordinator

Project partners

  • ANPOC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PRODUTORES DE CEREAIS

    Project partner

  • CENTRO OPERATIVO E DE TECNOLOGIA DE REGADIO

    Project partner

  • CEREALIS - PRODUTOS ALIMENTARES SA

    Project partner

  • CERSUL - AGRUPAMENTO DE PRODUTORES DE CEREAIS DO SUL S.A.

    Project partner

  • ESPIRALPIXEL LDA

    Project partner

  • INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRICOLA DA HERDADE DE TORRE DE CURVO, LDA

    Project partner

  • UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

    Project partner