project - EIP-AGRI Operational Group

QUALITOMATE / QUALITOMATO
QUALITOMATE

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Objectives

The aim of this project is to guarantee the quality of industrial tomatoes and to maintain the credibility of the international markets in relation to processed tomatoes with Portuguese origin, by reducing the incidence of pests such as whitefly, mites and tomato moth, which reduce the leaf area. The aim is to provide solutions and techniques for easy application and smart strategies of crop protection with risk assessment techniques and expeditious decision making tools to reduce losses.

Objectives

Pretende-se com este projeto garantir a qualidade do produto final em tomate horto industrial e manter a credibilidade dos mercados internacionais relativamente ao tomate processado de origem portuguesa, através da diminuição da incidência de pragas, como a mosca branca, ácaros e traça do tomateiro, que reduzem a área foliar. 
Pretende-se, assim, disponibilizar soluções e técnicas para aplicação fácil e estratégias inteligentes de proteção da cultura com técnicas de avaliação do risco e ferramentas de decisão expeditas para diminuir os prejuízos. 

Kontext

 A qualidade do concentrado de tomate pode ser afetada pela redução da área foliar e consequente impacto na produção de fotoassimilados. Os balanços das últimas campanhas têm demonstrado um crescente aumento da produção com valores record em 2015 de 1740171t. Todavia, a qualidade do produto final, sobretudo o processado proveniente das colheitas de final de época, revelaram perda de qualidade por alteração de cor do fruto. Este facto alertou a fileira para o risco de comprometimento da valorização do produto no mercado externo. O concentrado de tomate produzido com base em matéria-prima nacional é muito valorizado internacionalmente precisamente pela qualidade, o que tem atribuído vantagem concorrencial nos mercados. A qualidade do processado de tomate no final da campanha é afetado pela destruição de área foliar que se deve à senescência das plantas mas também a constrangimentos técnicos relacionados com múltiplos fatores entre os quais a dificuldade de combate de pragas com elevada incidência como mosca branca, ácaros e traça do tomateiro que contribuem para esta desfoliação. Esta incidência aumentou nos últimos anos, momento em que se começou a registar a designada “falta de cor”. Os ácaros devido às suas reduzidas dimensões são, muitas vezes, detetados tardiamente; a traça do tomateiro é praga chave da cultura de tomate e pode provocar prejuízos na ordem dos 100% e a mosca branca devido à elevada capacidade reprodutiva, à produção de melada e consequente fumagina.

Nos últimos anos os encargos dos produtores aumentaram consideravelmente devido aos tratamentos que se efetuam para combater estas pragas e o aumento do número de tratamentos com inseticidas tem impacto nos ecossistemas, pela contaminação do solo e água e perda de biodiversidade.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Ort
Main geographical location
Lezíria do Tejo

€ 468472.35

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Contacts

Project coordinator

  • CCTI - CENTRO DE COMPETÊNCIAS PARA O TOMATE INDUSTRIA - ASSOCIAÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO SETOR

    Project coordinator

Project partners

  • CENTRO OPERATIVO E TECNOLÓGICO HORTOFRUTÍCOLA NACIONAL

    Project partner

  • FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES DE FRUTAS E HORTíCOLAS - FNOP

    Project partner

  • FRUTO MAIOR, ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES HORTOFRUTÍCOLAS LDA

    Project partner

  • INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

    Project partner

  • INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

    Project partner

  • ITALAGRO-INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES, SA

    Project partner

  • RELCAMPO, UNIPESSOAL LDA.

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRO-PECUÁRIA DO VALE DA ADEGA S.A.

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRÍCOLA ORTIGÃO COSTA, LDA

    Project partner

  • TOMATAZA - ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES DE HORTOFRUTÍCOLAS, S.A.

    Project partner