project - EIP-AGRI Operational Group

I9K – InovKiwi - Development of strategies for the sustainability of the kiwi production through the creation of a value-added product
I9K – InovKiwi - Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Objectives

The project I9K aims to respond to the challenges of the Kiwi production chain by creating a group of excellence that will adopt innovative strategies and agricultural practices that generate greater productivity, boosting the sector's competitiveness in new markets.

Objectives

Oprojeto I9K pretende responder aos desafios da Fileira do Kiwi através da criação de um grupo de excelência que adotará estratégias inovadoras e práticas agrícolas geradoras de maior produtividade, potenciando a competitividade do setor em novos mercados.

Kontext

A produtividade da cultura de kiwi tem diminuído nos últimos anos principalmente devido a infeção pela bactéria Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa).

A Psa é o agente causal do cancro bacteriano da actinídea, considerada a doença mais grave desta cultura. Pode, em casos mais virulentos, causar a morte das plantas, colocando em causa a sustentabilidade da fileira e provocando importantes prejuízos económicos nos principais países produtores de kiwi, incluindo Portugal. Esta doença, detetada em Portugal em 2010, manifesta elevada agressividade e uma dispersão muito rápida tendo, nos dias de hoje, distribuição generalizada nas regiões produtoras. A nível mundial a indústria ligada ao setor do kiwi está empenhada no desenvolvimento de estratégias de controlo da doença para conter a pandemia e minimizar as perdas económicas dos produtores mas sem resultados positivos.

Dados recentes sugerem que a população de Psa não é homogénea existindo diversos níveis de virulência. É reconhecido que a distribuição desta bactéria é influenciada quer por condições edafo-climáticas, quer pela suscetibilidade do cultivar quer pelas práticas culturais adotadas. É também possível que os sintomas associados à infeção por Psa possam ser causados por outras estirpes de Pseudomonas presentes e que não causam a morte da planta. Dados preliminares evidenciam uma alteração profunda das comunidades microbianas naturalmente presentes na actinídea como resultado da infeção por Psa.

Neste contexto, importa adotar medidas assentes em novos produtos, práticas, processos e tecnologias inovadores de combate a esta doença recente para a qual ainda não existe um sistema implementado eficaz e que condiciona de forma decisiva o rendimento deste sector produtivo.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Ort
Main geographical location
Baixo Mondego

€ 465222.3

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO PEDRO NUNES - ASSOCIAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Project coordinator

Project partners

  • ACTIGLABRO, LDA

    Project partner

  • APK - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE KIWICULTORES

    Project partner

  • DIRECÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA

    Project partner

  • FRUVERG, LDA

    Project partner

  • KIWI 1000 LDA

    Project partner

  • KIWI DOURO, LDA

    Project partner

  • KIWI GREENSUN - CONSERVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTA, S.A.

    Project partner

  • KIWICOOP, COOPERATIVA FRUTÍCOLA DA BAIRRADA CRL

    Project partner

  • PMNI, PRODUÇÃO & MARKETING DO NOROESTE, PRODUTOS HORTOFRUTÍCOLAS IBÉRICOS, UNIPESSOAL, LDA.

    Project partner

  • UNIVERSIDADE DE COIMBRA

    Project partner