project - EIP-AGRI Operational Group

NEP - high Nitrogen Efficient crop Production for better water management
NEP - high Nitrogen Efficient crop Production for better water management

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

Pretende-se desenvolver dois novos produtos agrícolas de baixa pegada de azoto, o tomate-indústria e a uva para vinho, que não existem atualmente nos mercados nacional e internacional; e o desenvolvimento de novos processos produtivo com vista à obtenção destes novos produtos e a condicionar comportamentos dos operadores agrícolas por forma a mitigar as perdas de azoto (N) aos respetivos ecossistemas.

Objectives

The aim is to develop two new low-nitrogen agricultural products, tomato for industry and grape for wine production, which do not currently exist in national and international markets; and the development of new production processes with a view to obtain these new products and to condition the behavior of agricultural operators in order to mitigate nitrogen (N) losses to their ecosystems.

Context

O azoto (N) existe em 78% da atmosfera como gás inerte N2 não reativo e em compostos reativos (Nr) que podem ser absorvidos pelas plantas. Desde 1913 a produção industrial de adubos minerais azotados permitiu alimentar a população mundial, mas tem causado mudanças sem precedentes no ciclo do N devido à baixa eficiência do seu uso e à acumulação de Nr no ambiente. O aumento da transformação, operada pelo Homem, do azoto atmosférico não-reativo (N2) em todos os outros compostos N reativos que se convertem uns nos outros num fenómeno em cascata, na atmosfera e na biosfera, ameaça a qualidade do ar, da água e do solo e produz mudanças na biodiversidade, ecossistemas, e no balanço dos gases de efeito estufa (GEE).
Existem cinco desafios societais relacionados com a questão ambiental emergente do N: qualidade da água, qualidade do ar, emissão de GEE, ecossistemas e biodiversidade e qualidade do solo (conceito WAGES) que urge resolver. O excesso de Nr no ambiente ultrapassou em todos eles os valores limite para a saúde humana e os ecossistemas. As atividades agropecuárias são das maiores responsáveis pelos efeitos danosos como emissão de amoníaco para o ar e consequentes chuvas ácidas, acidificação dos solos, perda de biodiversidade e declínio da qualidade da água. A necessidade de consciencialização criou o conceito Pegada do Azoto, com vista a medir o impacto de cada atividade no enriquecimento do ambiente com Nr, com particular importância em Portugal a qualidade da água. A produção agrícola de Baixa Pegada do Azoto apresenta-se como uma aposta na resolução do problema de excesso de N no ambiente que ameaça a saúde pública e os ecossistemas, e oferece a oportunidade de criação de produtos de valor distintivo para o mercado.
 

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Grande Lisboa

€ 488751.39

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Project keyword

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

    Project coordinator

Project partners

  • BENAGRO - COOPERATIVA AGRÍCOLA DE BENAVENTE, CRL

    Project partner

  • CCTI - ASSOC. PARA A INVEST., DESENV., E INOVAÇÃO NO SETOR

    Project partner

  • FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA

    Project partner

  • LUSOVINI DISTRIBUIÇÃO, S.A.

    Project partner

  • REGUENGUINHO - SOCIEDADE AGRICOLA LDA

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRO-PECUARIA DO VALE DA ADEGA S.A.

    Project partner