project - EIP-AGRI Operational Group

TomatInov - Product and Process Innovation in Greenhouse Tomato
TomatInov - Inovação de Produto e de Processo no Tomate de Estufa

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2019 Portugal
Ongoing | 2017 - 2019 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

The aim of this project is to improve the efficiency of the use of resources, in particular water and fertilizers, and at the same time to improve the productivity and quality of fresh tomatoes, particularly in soilless cultivation systems, contributing to the national positioning in the European context as a territory of excellence for the production of season fresh tomatoes, without residues, of consistent sensorial quality.

Objectives

Este projeto visa melhorar a eficiência de utilização dos recursos, nomeadamente da água e dos fertilizantes, e simultaneamente melhorar a produtividade e qualidade do tomate fresco, nomeadamente nos sistemas de cultura sem solo, contribuindo para o posicionamento nacional no contexto europeu como um território de excelência para a produção de tomate fresco de época, sem resíduos, de qualidade sensorial consistente.

Context

O tomate fresco do Oeste produz-se e comercializa-se entre Maio e Novembro, complementando o ciclo anual da oferta de Almeria, Espanha, que decorre entre Novembro e Abril. É com base nesta janela de mercado e nesta complementaridade ibérica que se pretende potenciar a vocação exportadora e presença do tomate do Oeste nos mercados europeus e aumentar a quota de mercado nos atuais destinos de exportação: Espanha, Holanda, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Polónia e Rússia. A região Oeste, com mais de 50% da área e da produção protegida nacional complementa, por conseguinte, o ciclo de produção de tomate de Almeria e pode abastecer o mercado Europeu. A evolução tecnológica das culturas protegidas tem sido rápida e a tecnologia existente na região requer uma elevada proficiência técnica para poder ser plenamente utilizada. O TomatInov tem por objetivos transferir conhecimento sobre a cultura protegida do tomate, nomeadamente nos sistemas de cultura sem solo, fomentar a inovação no setor e permitir maior geração de valor ao longo da cadeia de abastecimento e reforçar a competitividade e a sustentabilidade da fileira da horticultura protegida, através da melhoria da eficiência do uso da água, dos fertilizantes e do retorno do capital fixo investido nas estufas e sistemas de produção e controlo. O GO dará também solução técnica às dificuldades decorrentes do enquadramento legal solução drenada das culturas sem solo como resíduo industrial (DL nº 236/98).

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Grande Lisboa

€ 383832.18

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

    Project coordinator

Project partners

  • ASSOCIAÇÃO INTERPROFISSIONAL DE HORTICULTURA DO OESTE

    Project partner

  • CARMO & SILVÉRIO SA

    Project partner

  • HORTOMARIA - PRODUÇÃO HORTÍCOLA, LDA.

    Project partner

  • OLHORTA - PRODUÇÃO DE PRODUTOS HORTÍCOLAS LDA

    Project partner