project - EIP-AGRI Operational Group

Sexual Confusion (SC) against grape berry moth, Lobesia botrana (Denn. & Schiff.) in mountain viticulture: the particular case of the Douro Dem Region
Confusão sexual (CS) contra a traça-da-uva, Lobesia botrana (Denn. & Schiff.) em viticultura de montanha: caso particular da Região Demarcada do Douro (RDD)

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Ongoing | 2017 - 2020 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

To deepen the knowledge about the impact of climate, landscape (alternative hosts), cultural operations and characteristics of the vineyards of the Douro Demarcated Region in the distribution of the pheromone and consequently its effectiveness in order to maximize the use of this innovative protection method against moth- of-grape.

Objectives

Aprofundar o conhecimento sobre o impacto do clima, paisagem (hospedeiros alternativos), operações culturais e características das vinhas da Região Demarcada do Douro na distribuição da feromona e consequentemente a sua eficácia com vista a maximizar a utilização deste método de protecção inovador contra a traça-da-uva.

Context

A traça-da-uva, L. botrana é praga-chave da vinha nos países do sul da Europa, incluindo a Região Demarcada do Douro (RDD). A confusão sexual (CS) com recurso a difusores de feromona é considerada a técnica mais promissora para protecção contra esta espécie e outra muito próxima (i.e. Eupoecilia ambiguella), de tal modo que em 2015 era usada em cerca de 3 a 4% da área total das vinhas Europeias. São principalmente três os aspectos que contribuem para o interesse da CS: a) é uma técnica específica, não se conhecendo efeitos negativos em espécies não-alvo; b) as feromonas são activas em doses muito baixas, e 3) não se conhecem efeitos adversos no ambiente, aplicadores ou consumidores. Acontece ainda que, com o aumento das temperaturas e a alteração dos padrões de precipitação, são cada vez mais evidentes os inconvenientes da luta química e a importância do uso de métodos sustentáveis como a CS, na protecção das culturas.

Considerando a importância particular do uso, na RDD, de técnicas de protecção da vinha sustentáveis, em termos quer da imagem dos vinhos produzidos, quer do desenvolvimento de actividades de eno-turismo, ambos orientados maioritariamente para mercados exigentes, pretendem-se identificar os estrangulamentos existentes na aplicação da CS, de forma a poder ultrapassá-los e promover o seu uso generalizado na região.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Douro

€ 481963.25

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • A D V I D ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA VITICULTURA DURIENSE

    Project coordinator

Project partners

  • COMPANHIA GERAL DA AGRICULTURA DAS VINHAS DO ALTO DOURO S.A.

    Project partner

  • QUINTA D. MATILDE - VINHOS LIMITADA

    Project partner

  • QUINTA DO VALLADO - SOCIEDADE AGRICOLA LDA

    Project partner

  • SOGEVINUS QUINTAS S.A.

    Project partner

  • UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

    Project partner