Contexte
A tabaibeira, Opuntia ficus-indica, planta de origem mexicana é uma cactácea totalmente incorporada na paisagem do Arquipélago da Madeira. São plantas que se desenvolvem em zonas marginais, em terrenos considerados pobres a nível agrícola, e consideradas como invasoras com algum interesse económico. A produção colhida, nomeadamente o seu fruto, conhecido como tabaibo, é proveniente de plantas com muitos anos que se foram autodesenvolvendo sem qualquer tipo de orientação (espontaneamente).
A tabaibeira, devidas as suas características, será assim uma cultura capaz de alavancar a rentabilidade do agricultor em zonas semi-áridas na costa sul, na parte leste e oeste da Ilha da Madeira, bem como na Ilha do Porto Santo. Em ambas as Ilhas, existem áreas onde a cultura da tabaibeira é a mais indicada, contribuindo para a rentabilidade do produtor e simultaneamente para a preservação dos solos. No continente português, o tabaibo (conhecido como Figo da India), integra atualmente a fileira económica da fruticultura, devido ao reconhecimento dos seus atributos excecionais aos níveis organoléticos, nutritivos e de saúde. Tratando-se de uma cultura de interesse para a Região Autónoma da Madeira (RAM), A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional da Agricultura, criou um Plano de Ação Estratégico para a cultura do tabaibo. Este Plano de Ação já enunciado na região, pretende integrar e articular todas as potencialidades dos recursos agroecológicos, técnicos, logísticos e financeiros
existentes e disponíveis, para que o tabaibo do Arquipélago da Madeira obtenha uma vantagem competitiva sustentável, quer no mercado local, quer nos mercados externos.
Objectives
Prospection and inventory of opuntia ficus-indica in A Madeira ; Documentation of inventoried opuntia ficus-indica, based on morphological and phenological analysis. Collection of spontaneous opuntia ficus-indica with agronomic and commercial characteristics adapted to Madeira; Conservation of ex situ genetic resources in the medium and long term; Economic appreciation of the fruit, aiming at creating conditions that promote an increase in the volume and quality of production, as well as an improvement in the commercialization ; Develop opuntia ficus-indica training and dissemination actions.
Objectives
Prospeção e inventariação de cultivares de tabaibeira existentes na RAM;
Documentação das cultivares de tabaibeira inventariadas, com base na análise morfológica e fenológica.Colheita de cultivares de tabaibeira espontâneas com caraterísticas agronómicas e comerciais adaptadas à RAM;
Conservação dos recursos genéticos ex situ a médio e longo prazo, nos campos de pé-mães
Caracterização morfoagronómica, molecular e bioquímica dos ecótipos locais selecionados;
Valorização económica do fruto, visando a criação de condições que promovam o aumento do volume e da qualidade da produção, bem como a melhoria da comercialização do tabaibo;
Desenvolver ações de formação e divulgação do tabaibo.
Activities
Phase 1:6 months. Prospection of varieties of opuntia ficus-indica, existing in Madeira Island and Ilha do Porto Santo in all its extension and Documentation of tabaibeira cultivars inventoried based on the morphological and phenological analysis of spontaneous opuntia ficus-indica cultivars.
Phase 2: 3 months. Harvesting spontaneous opuntia ficus-indica cultivars with agronomic and commercial characteristics adapted to Madeira Island and Porto Santo Island for their inventory and documentation, through validated descriptors for the culture of opuntia ficus-indica.
Phase 3: Involves 2 tasks: Maintenance of varieties and Production of plants
Phase 4. Economic appreciation of the fruit
Activities
Fase 1: Prospeção e Inventariação. 6 meses.
Prospeção de variedades de tabaibeira, existentes na Ilha da Madeira e Ilha do Poro Santo em toda a sua extensão e Documentação das cultivares de tabaibeira inventariadas com base na análise morfológica e fenológica das cultivares espontâneas de tabaibeira.
Fase 2: Colheita 3 meses. Colheita de cultivares de tabaibeira espontâneas com caraterísticas agronómicas e comerciais adaptadas à Ilha da Madeira e Ilha do Porto Santo para a sua inventariação e documentação, através de descritores validados para a cultura do tabaibo.
Fase 3: Gestão - Envolve 2 tarefas: Manutenção das variedades e Produção de plantas
Fase 4. Valorização económica do fruto
Project details
- Main funding source
- Rural development 2014-2020 for Operational Groups
- Rural Development Programme
- 2014PT06RDRP003 Portugal - Rural Development Programme (Regional) - Madeira
Emplacement
- Main geographical location
- Região Autónoma da Madeira
EUR 230876.23
Total budget
Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.
Project keyword
Ressources
Liens
Contacts
Project coordinator
-
Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Project coordinator
Project partners
-
Empresa Insular - Produtos Alimentares SGPS S.A
Project partner
-
Filipe José Dias Neves
Project partner
-
José Manuel Gomes de Sousa
Project partner
-
Luísa Catarina Freitas Andrade
Project partner
-
Universidade da Madeira
Project partner