project - EIP-AGRI Operational Group

greenTASTE
greenTASTE

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

The aim is to create a lactic preparation (Sauerkraut type) based on green tomatoes that were not harvested for the industry, which will serve as the basis for the industrial development of new sauces and seasonings, increasing added value in the value chain, decreasing food waste and supporting sustainable intensification.

Objectives

Propõe-se criar um preparado láctico, tendo por base o tomate verde não colhido para fornecimento à indústria (tipo Chucrute) que servirá de base para o desenvolvimento industrial de novos molhos e temperos, aumentando o valor acrescentado na cadeia de valor, o combate ao desperdício alimentar e a intensificação sustentável.

Context

No tomate selecionado para concentrado destaca-se a cor vermelha acentuada no exterior e na polpa. A seleção inicia-se no processo de apanha, nas próprias máquinas de colheita que detetam e separam o tomate a partir da cor exterior. Estudos realizados pelo CCTI (Centro de Competências para o Tomate de Indústria) na campanha de 2015, estimaram que as máquinas de colheita deixam nos campos uma média de 6 toneladas de tomate verde por hectare. Uma extrapolação simples (o setor envolve cerca de 18.800 ha) indica que poderão ter sido deixadas no terreno mais de 112 mil toneladas de tomate verde só na última campanha. A presente proposta centra-se na oportunidade de valorizar, na cadeia alimentar, o referido tomate verde não colhido, através da criação de um novo produto, fermentado láctico, tipo Chucrute, que servirá de base para o desenvolvimento industrial (não previsto no projeto) de novos molhos e temperos. As linhas de experimentação consideram o conhecimento adquirido em projetos de investigação anteriores (nacionais e internacionais), os quais abrirão o potencial de utilização, na indústria alimentar, das coleções de bactérias lácticas existentes no INIAV. Integra ainda as experiências em microbiologia e desenvolvimento de produtos alimentares do ISA. Estas colaborações enquadram-se na Agenda de Inovação para o setor de acordo com a alínea a) do art.3 da portaria 402/2015 e em articulação com organizações de produtores e empresas de referência na fileira de Tomate-industria. Visa-se aproveitar economicamente uma matéria-prima alimentar (que não contactou nem sofreu qualquer processo não autorizado para a alimentação humana), e transformá-la num preparado de valor acrescentado enquadrado no capítulo 20 do anexo I ao tratado da UE.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Lezíria do Tejo

€ 484092.52

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • CCTI - ASSOC. PARA A INVEST., DESENV., E INOVAÇÃO NO SETOR

    Project coordinator

Project partners

  • ESPIRALPIXEL LDA

    Project partner

  • FRUTO MAIOR, ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES HORTOFRUTICOLAS LDA

    Project partner

  • INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP

    Project partner

  • INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

    Project partner

  • ITALAGRO-INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTARES, SA.

    Project partner

  • MEMÓRIA SILVESTRE, LDA.

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRO-PECUARIA DO VALE DA ADEGA S.A.

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRÍCOLA ORTIGÃO COSTA, LDA

    Project partner

  • SOLUZER - SOCIEDADE AGRICOLA, LDA

    Project partner

  • TOMATERRA - ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES DE TOMATE CRL

    Project partner