project - EIP-AGRI Operational Group

ICas_Bísaro - Immunocastration protocols for “Bísaro” pigs
ICas_Bísaro - Protocolos de Imunocastração para porcos Bísaros

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2018 - 2021 Portugal
Ongoing | 2018 - 2021 Portugal
Affichage actuel du contenu de la page dans la langue maternelle, si disponible

Objectives

This project intends to design specific immunocastration protocols for animals of the “Bísara” swine breed that allow the animals to be kept under a suppression of reproductive activity for prolonged periods of time (which are not possible with the administration regime developed for industrial production of pigs).

The quality of the raw material obtained (“Bísaro” pork) will also be analyzed to prove that the protocols to be developed do not lead to depreciation of the product or condition its use in the traditional processing industry.

Objectives

Este projeto propõe-se desenhar protocolos de imunocastração específicos para os animais de raça suina Bísara, que permitam manter os animais em regime de supressão de atividade reprodutiva por períodos prolongados de tempo (que não são possíveis com o regime de administração desenvolvido para a produção industrial de porcos).

Será ainda analisada a qualidade da matéria-prima obtida (carne de porco Bísaro), para provar que os protocolos a desenvolver não originam depreciação do produto ou condicionam o seu aproveitamento na indústria de transformação tradicional.

Contexte

O Porco Bísaro é uma raça autóctone produzida em regime semintensivo, onde os animais são criados para serem comercializados como leitões ou porcos de engorda e existem ainda nas explorações animais reprodutores. É uma raça com baixa taxa de crescimento pelo que a idade ao abate é relativamente tardia em comparação com sistemas industriais de produção. É frequente o abate de animais depois da puberdade o que traz alguns aspetos negativos ao sistema de produção:

1. O aumento da interação social entre animais nos grupos acarreta lutas, interfere com o ritmo alimentar e o rendimento produtivo do grupo;

2. A ciclicidade regular das fêmeas, a manifestação de cio e as alterações comportamentais que o acompanham interferem com o seu ritmo alimentar;

3. Como em muitas explorações não se pratica a separação física dos lotes por género, a coabitação de machos e fêmeas de pouca idade, favorece a beneficiação e a obtenção de gestações muito precocemente, o que interfere também com o ritmo de crescimento destas fêmeas e favorece o emagrecimento acentuado destas mães no final do desmame, comprometendo a qualidade do produto acabado;

4. Favorece a incidência de carnes com “cheiro sexual”, por acumulação de androsterona e escatol na gordura.

Isto levou a que alguns produtores tomassem a iniciativa de administrar progestagénios exógenos como supressores de cio, o que coloca um risco acrescido de resíduos na carcaça, e configura risco involuntário para a saúde pública, caso os prazos de segurança não sejam devidamente cumpridos.

Assim a identificação de métodos não cirúrgicos de supressão da atividade reprodutiva eficazes, transversais ao segmento masculino e feminino, permitiria desenhar os protocolos mais adequados a cada situação e segmento da população.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Emplacement
Main geographical location
Douro

€ 677500.77

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Affichage actuel du contenu de la page dans la langue maternelle, si disponible

Contacts

Project coordinator

  • UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

    Project coordinator

Project partners

  • ALBERTO JOÃO AFONSO FERNANDES

    Project partner

  • ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES DE SUÍNOS DA RAÇA BÍSARA (ANCSUB)

    Project partner

  • BISARO - SALSICHARIA TRADICIONAL LDA

    Project partner

  • CORANE - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DOS CONCELHOS DA RAIA NORDESTINA

    Project partner

  • QUINTA DAS COVAS - SOCIEDADE AGRO-TURISTICA, LDA

    Project partner