project - EIP-AGRI Operational Group

Operational Group Nutrition and fertilization of the superintensive olive grove - NUTRIOLEA
Grupo Operacional Nutrição e fertilização do olival superintensivo – NUTRIOLEA

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Objectives

It is the general objective of this Operational Group (GO) to obtain information that allows the improvement of the recommendations of rational fertilization for super-intensive olive groves in production, especially Arbequina, dominant in this system of conduction, based on the knowledge of soil fertility status and nutrition of the trees, as well as in the expected production.

Objectives

Constitui objetivo geral deste Grupo Operacional (GO) obter informação que permita o aperfeiçoamento das recomendações de fertilização racional para olivais superintensivos em produção, especialmente da cultivar Arbequina, dominante neste sistema de condução, com base no conhecimento do estado de fertilidade do solo e de nutrição das árvores, bem como na produção esperada.

Kontext

O olival é a cultura permanente com maior área no nosso país. Nos últimos anos a produção de azeite tem aumentado (GPP, 2015), devido ao acréscimo de olivais intensivos em produção, em particular dos superintensivos, olivais regados com mais de 1000 plantas por ha (Jordão e Almeida, 2014). O Alentejo é a principal região produtora de azeitona e de azeite e o olival, tal como no resto do país, é dominantemente de sequeiro. Porém, ali se concentra a maior área de olival superintensivo. A introdução destes olivais, potenciada pela disponibilidade de água e de estruturas que permitem a rega, torna necessário o aperfeiçoamento de recomendações de fertilização adaptadas às cultivares ora usadas, sistema de condução e produções obtidas, em que a aplicação dos nutrientes é feita através da fertirrega. A adequação da rega às características dos olivais e à disponibilidade de água é desejável, permitindo a otimização da fertilização e do uso da água, evitando impactes ambientais negativos. A boa gestão da água disponível e dos nutrientes necessários aí aplicados contribuirá para a obtenção de elevadas produções e de qualidade, atenuar ou eliminar o fenómeno da safra e contrassafra usual nesta espécie. Poderá permitir a redução de custos de produção e o aumento da vida útil do olival, contribuindo para a melhoria do rendimento dos olivicultores. Sendo o olival uma cultura tradicional de sequeiro existem lacunas de conhecimento sobre a fertilização racional dos olivais superintensivos e sobre a programação e condução da rega. O conhecimento gerado por este GO permitirá a otimização destas práticas culturais, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade do setor olivícola nacional.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Ort
Main geographical location
Grande Lisboa

€ 471415.6

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Derzeit wird der Seiteninhalt nach Möglichkeit in der Muttersprache angezeigt

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP

    Project coordinator

Project partners

  • ASSOCIACÃO DOS OLIVICULTORES DA REGIÃO DE ELVAS

    Project partner

  • CARRILHA DE PALMA - SOCIEDADE AGRICOLA LDA

    Project partner

  • ELAIA 2, INVESTIMENTOS SA

    Project partner

  • ELOSUA PORTUGAL - PRODUTOS ALIMENTARES, S.A.

    Project partner

  • OLIVUM - ASSOCIAÇÃO DE OLIVICULTORES DO SUL

    Project partner

  • SOCIEDADE AGRICOLA VALBOM E ANEXOS LDA

    Project partner

  • SOCIEDADE OLIVÍCOLA F.A.CALLADO, S.A.

    Project partner

  • TORRE DAS FIGUEIRAS-SOCIEDADE AGRICOLA LDA

    Project partner