project - EIP-AGRI Operational Group

Modernization and Optimization of Madeira Island Forest Management
Modernização e Otimização da Gestão Florestal da Ilha da Madeira

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2019 - 2022 Portugal
Ongoing | 2019 - 2022 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

 

Implementation of a digital application based on 3 levels: forest management, economic / financial assessment and risk management, with the objective of promoting sustainable and economically efficient management of forest stands on Madeira Island.

Objectives

 Implementação de uma aplicação digital assente em 3 níveis: gestão florestal, avaliação económico/financeira e gestão de riscos, com o objetivo de potenciar uma gestão sustentável e economicamente eficiente dos povoamentos florestais da Ilha da Madeira.

Activities

The total duration of the Action plan should be around 24 months, and it is expected: • an initial phase of design and survey of elements (stages 1 to 2) with an expected duration of 6 months; • a development phase (stages 3 to 5) with an expected duration of 6 months; • a testing phase (stages 6 and 7) with an expected duration of 6 months; • a presentation and dissemination phase (stage 8) with an expected duration of 6 months.

Activities

A duração total do plano de Ação deverá ser cerca de 24 meses, sendo que se prevê:

  • uma fase inicial de conceção e levantamento de elementos (estágios 1 a 2) com duração prevista de 6 meses;
  • uma fase de desenvolvimento (estágios 3 a 5) com duração prevista de 6 meses;
  • uma fase de testes (estágios 6 e 7) com duração prevista de 6 meses;
  • uma fase de apresentação e divulgação (estágio 8) com duração prevista de 6 meses.

Context

 Portugal tem um défice estrutural de madeira nas principais fileiras florestais (pinho, sobro, madeiras nobres, eucalipto, entre outras). Este deficit foi claramente agravado pelos incêndios de 2017.
A indústria portuguesa utilizadora destas matérias-primas é tecnologicamente muito avançada, o que permite a criação de elevado valor acrescentado perspetivando uma remuneração adequada da madeira nacional. Para além disso, há uma crescente procura por matérias-primas certificadas a nível mundial principalmente de madeiras de resinosas e folhosas de crescimento lento. Tudo isto leva a perspetivar   uma tendência de aumento generalizado dos preços da madeira de rolaria nos próximos anos. O crescimento do setor florestal tem sido uma forte aposta política nas últimas décadas, o que tem levado à criação de diversos incentivos legislativos e fiscais entre os quais se encontra o regime jurídico das EGF’s. Com o atual contexto de baixas taxas de juro, a entrada em vigor de um novo quadro comunitário, que disponibilizará um pacote de ajudas para apoiar investimentos no setor, e uma preocupação crescente dos investidores em fazer render o seu capital de uma forma social e ambientalmente responsável, surge assim uma oportunidade muito interessante para investidores,desde que se disponha das necessárias ferramentas de valorização dos activos e de controlo de risco operacional. No momento atual os proprietários florestais não dispõem de uma ferramenta integrada e dedicada à realidade da Ilha da Madeira, de apoio à tomada de decisão dos seus investimentos florestais.
 

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP003 Portugal - Rural Development Programme (Regional) - Madeira
Location
Main geographical location
Região Autónoma da Madeira

€ 154759.1

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Project keyword

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

    Project coordinator

Project partners

  • Municipality of Calheta

    Project partner