project - EIP-AGRI Operational Group

Olive Growing and Olive Oil
Grupo Operacional Olivicultura e Azeite

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

The general objective of the Operational Group is to improve irrigation practices at olive farms in Trás-os-Montes region for efficient water management, both by adopting different strategies of deficit irrigation and by improving the performance of irrigation systems to maximize irrigation efficiency and optimize water productivity, with a view to the eco-sustainability of olive growing in the region, as one of the ways to prevent desertification of the northern interior part of the country. Poor irrigation practices and their optimization, as well as the scheduling of plant-based irrigation, are key aspects for improving the efficiency of the use of this resource by the plant.

Objectives

O objetivo geral do Grupo Operacional Olivicultura e Azeite é o de melhorar as práticas de rega nas explorações olivícolas em Trás-os-Montes para uma gestão eficiente da água, quer pela adoção de diferentes estratégias de rega deficitária, quer pela melhoria do desempenho dos sistemas de rega que permitam maximizar a eficiência da rega e otimização da produtividade da água, com vista à Eco-Sustentabilidade da olivicultura na região, como uma das formas de prevenir a desertificação do interior norte do País. Práticas de rega deficitária e a sua otimização, bem como a programação da rega baseada na planta como biossensor, são aspetos fulcrais para a melhoria da eficiência do uso deste recurso pela planta.

Context

O olival compreende atualmente uma elevada posição estratégica no panorama de desenvolvimento rural no país. A área total de olival é cerca 340288ha dos quais 76824ha é regada.

Na região de Trás-os-Montes apenas 6% da área total é regada. Contudo é expetável um aumento da área regada por um lado, devido à reconversão de olival de sequeiro semi-intensivo, e por outro devido ao regadio em resultado da área equipada dos principais Aproveitamentos Hidroagrícolas da região como sejam, o Empreendimento Hidroagrícola do Vale da Vilariça, com ocupação cultural de 2 534,1 ha, dos quais 30% é olival de regadio, e do Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros. Por outro lado, tem-se verificado um aumento do recurso à bombagem de águas subterrâneas e construção de pequenas “charcas” para rega de olivais localizados fora dos perímetros de rega.

Atualmente, o olivicultor está consciencializado da importância da rega para aumentar a produtividade, diminuir o tempo improdutivo e atenuar o efeito da safra e contra-safra, condições essenciais para o aumento da competitividade do sector. Contudo, o olivicultor, sobretudo nesta região, carece de informação, sobre estratégias de rega e resposta das diferentes cultivares regionais, que permitam o uso racional da água. Os sistemas de rega instalados nos olivais são praticamente definidos pelas empresas do setor, nalguns casos sem fundamento em projetos que primem pela máxima eficiência.

Sistemas mecânicos para a colheita vêm sendo adotados de forma significativa nas principais regiões olivícolas em Portugal sobretudo em olivais de sequeiro. Há pouca informação disponível sobre a eficiência de colheita mecânica em olivais regados considerando diferentes estratégias de rega.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Douro

€ 489792.98

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

    Project coordinator

Project partners

  • ALMIRA DOS ANJOS LOPES ROBALO CORDEIRO

    Project partner

  • APPITAD - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES EM PROTECÇÃO INTEGRADA DE TRÁS-OS MONTES

    Project partner

  • ASSOCIAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DO VALE DA VILARIÇA

    Project partner

  • CASA DE VILARELHOS - SOCIEDADE AGRÍCOLA LDA

    Project partner

  • INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

    Project partner

  • LUÍS MIGUEL FERREIRA AFONSO

    Project partner

  • MANUEL FERNANDO CUNHA VAZ PINTO

    Project partner

  • SA MORAIS CASTRO LDA

    Project partner