project - EIP-AGRI Operational Group

EspumaBio - BioFoam
EspumaBio

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2016 - 2021 Portugal
Ongoing | 2016 - 2021 Portugal
Currently showing page content in native language where available

Objectives

Resolution of the problem, for consumers, of the high SO2 concentration in wines, by experimenting with the production of organic sparkling wine with addition of raw must or must with fermentation arrested by cold, to obtain less than 50% of the authorized dose. 

Objectives

Resolução do problema da concentração em excesso de SO2 nos vinhos, para os consumidores, pela experimentação da produção de Espumante Biológico com adição de mosto fresco, ou com mosto amuado pelo frio para obter menos de 50% da dose autorizada.

Context

O enxofre (S) é um antigo aliado do viticultor na luta contra o oídio, contudo, aplicado em excesso nas vinhas, para além de conduzir à acidificação do solo, provoca geralmente nos vinhos, o desenvolvimento do ácido sulfídrico (H2S) de cheiro característico a “ovos podres”. Atualmente, a sua forma mais aplicada nos vinhos é o dióxido de enxofre (SO2), com as finalidades antioxidante, bactericida e fungicida. O dióxido de enxofre (SO2) é um gás denso, incolor, tóxico e a sua inalação causa uma “irritação violento”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa, com exceção das pessoas asmáticas, pode consumir diariamente, no máximo, o equivalente a 0,7mg de SO2/litro por quilo de peso. O mesmo será dizer que uma pessoa com 70Kg pode consumir, por dia, até 49mg de SO2. Como os limites máx. atuais de sulfuroso para os espumantes naturais bio se situam em 205 mg/l e em 155 mg/l para os espumantes de qualidade bio, então uma pessoa com 70Kg, no limite, pode ingerir 23cl de V. Espumante com 205mg/l. No limite, poderá ingerir uma das seguintes quantidades de vinho: 21cl de V. Espumante com 235mg/L; ou 23cl de V. Br./Rosado com 210mg/L; ou 30cl de V. T./Palhete com 160mg/L.

Está-se perante um problema que o vitivinicultor não tem conseguido ultrapassar. Por um lado, a OMS reconhece a perigosidade do SO2 nos vinhos para o consumidor e, por outro, os vitivinicultores na sua generalidade, com os conhecimentos que detêm sobre este assunto, não têm conhecimentos que lhes permitam reduzir as quantidades de SO2 que utilizam na fermentação e estágio dos seus vinhos. O projeto visa o incremento da produção, economicamente viável, de Vinhos Espumantes Biológicos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Location
Main geographical location
Grande Lisboa

€ 462186.77

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Currently showing page content in native language where available

Contacts

Project coordinator

  • BIOPROTEC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

    Project coordinator

Project partners

  • AGROBIO - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

    Project partner

  • ANTÓNIO DE SAMPAIO PAIVA MARQUES DA CRUZ , UNIPESSOAL, LDA

    Project partner

  • INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

    Project partner

  • LUÍS MANUEL GONÇALVES DE SOUSA

    Project partner

  • QUINTA DO MONTALTO II AGROINDÚSTRIA, LDA

    Project partner

  • QUINTA DO MONTALTO, LDA

    Project partner