project - EIP-AGRI Operational Group

MACFERTIQUAL
MACFERTIQUAL

To download the project in a PDF format, please click on the print button and save the page as PDF
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Ongoing | 2017 - 2021 Portugal
Affichage actuel du contenu de la page dans la langue maternelle, si disponible

Objectives

The aim of this project is to find a more balanced nutritional reference for the modern production model of Apples of Alcobaça IGP, in order to develop a new apple product of the cultivars of the Gala group, the most exportable ones, with new minimum parameters of internal and external quality, higher and more differentiating, that is, to introduce within an apple more rationality and more nutritional balance. The OG tries to obviate the lack of information and the delay in decision-making resulting from the current methodology that gives results already at a very advanced stage of the cycle. These methodologies will include expeditious methods to be implemented by the fruit-growers on their farms.

Objectives

Procura-se com o projecto encontrar para o atual modelo de produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP, um referencial nutricional mais equilibrado, de modo a desenvolver-se um novo produto maçã, das cultivares do grupo Gala, as mais exportáveis, com novos parâmetros mínimos de qualidade interna e externa, mais elevados e mais diferenciadores, ou seja, introduzir dentro de uma maçã mais racionalidade e mais equilíbrio nutricional. Tenta-se obviar à falta de informação e ao atraso na tomada de decisão decorrente da metodologia atual, que dá resultados já numa fase muito adiantada do ciclo. Estas metodologias incluirão métodos expeditos a serem implementados pelos fruticultores nas suas explorações.

Contexte

As novas tendências do consumidor orientam-se cada vez mais para maçãs mais seguras, mais ricas do ponto de vista nutricional e mais saudáveis. Procura-se encontrar, para o atual modelo de produção moderna de Maçã de Alcobaça IGP, um referencial nutricional mais equilibrado, de modo a desenvolver-se um novo produto maçã, das cultivares do grupo Gala, as mais exportáveis, com novos parâmetros mínimos de qualidade interna e externa, mais elevados e mais diferenciadores, ou seja, introduzir dentro de uma maçã mais racionalidade e mais equilíbrio nutricional.

Por outro lado, em Portugal, o diagnóstico do estado nutricional dos pomares de macieira é efetuado através da análise de folhas recolhidas 90 a 120 dias após a plena floração (DAPF), tal como se recomenda nas Normas Técnicas para a Produção Integrada de Pomóideas (DGADR, 2012) e no Manual de Fertilização das Culturas (INRB IP, 2004).

A metodologia de diagnóstico implementada em Portugal é limitada quanto à possibilidade de se fazerem intervenções no próprio ano, servindo apenas de base para a recomendação de fertilização do pomar no seguinte. Por outro lado, não estão ainda implementadas metodologias que permitam detecções precoces de carências e/ou toxicidades e intervenções/correções atempadas, cujos efeitos se manifestem na produção e na qualidade dos frutos do próprio ano. Muitas OPs recorrem a análises de seiva efetuadas no estrangeiro, as quais uma vez desenvolvidas e validadas em Portugal poderão constituir uma importante ferramenta de diagnóstico e tomada de decisão precoce para as empresas nacionais.

Project details
Main funding source
Rural development 2014-2020 for Operational Groups
Rural Development Programme
2014PT06RDRP002 Programa de Desenvolvimento Rural - Continente 2020 (PDR2020)
Emplacement
Main geographical location
Grande Lisboa

€ 456662.7

Total budget

Total contributions from EAFRD, national co-financing, additional national financing and other financing.

Affichage actuel du contenu de la page dans la langue maternelle, si disponible

Contacts

Project coordinator

  • INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

    Project coordinator

Project partners

  • ANTONIO MANUEL VEIGA DE MAGALHAES

    Project partner

  • ASSOCIACAO DOS PRODUTORES DE MACA DE ALCOBAÇA

    Project partner

  • CAMPOTEC IN - CONS. E TRANSFORMAÇÃO DE HORTOFRUTÍCOLAS, SA

    Project partner

  • CENTRO OPERATIVO E TECNOLÓGICO HORTOFRUTÍCOLA NACIONAL

    Project partner

  • FACULDADE DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

    Project partner

  • FRUBAÇA - COOPERATIVA DE HORTOFRUTICULTORES CRL

    Project partner

  • FRUTALCOA SOCIEDADE DE AGRICULTURA DE GRUPO LDA

    Project partner

  • GRANFER - PRODUTORES DE FRUTAS, CRL

    Project partner

  • INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP

    Project partner

  • VALE DO BAÇA - SOCIEDADE AGRICOLA, LDA

    Project partner